Riscos aos trabalhadores
Ministério do Trabalho interdita setores de unidade da JBS Aves em Montenegro
Diversas máquinas e atividades foram paralisadas após inspeção realizada nesta terça e quarta-feira
Fiscais do MPT e do Ministério do Trabalho realizaram inspeção no frigorífico nesta terça e quarta-feira Foto: Flávio Wornicov Portela / MPT
Após inspeção de uma força-tarefa realizada nesta terça e quarta-feira, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) determinou a paralisação de diversas máquinas e atividades da unidade da JBS Aves,
localizada no município de Montenegro. De acordo com comunicado do
Ministério Público do Trabalho do Rio Grande do Sul (MPT-RS), que
integrou o grupo de fiscalização, o motivo da interdição foi a falta de
segurança e os riscos à saúde dos funcionários.Conforme o MPT, embora a planta tenha apresentado melhorias em comparação a setembro de 2012 — data da última inspeção —, revelou possuir falhas no sistema de gestão de saúde e segurança. Ainda segundo o órgão, os fiscais que realizaram a inspeção identificaram diversas reclamações de funcionários relativas ao ritmo intenso do trabalho e dores causadas pelas atividades que são executadas.
"As interdições são resultado da falta de organização no trabalho e de compromisso da empresa com a saúde dos trabalhadores", afirmou o MPT na nota.
O órgão também criticou os programas de prevenção de riscos e de assistência médica oferecidos aos trabalhadores, classificando-os como "vagos e genéricos".
"Essa realidade conduz ao ainda elevado número de adoecimentos e às situações de risco que culminaram com as interdições", disse no comunicado. O MPT também destaca que, durante a paralisação, os empregados devem receber os salários normalmente.
Contraponto
A JBS informou, em nota, que entrará com um pedido para liberar, ainda nesta quarta-feira, algumas áreas da unidade e que tomará medidas nos próximos dias para garantir que o frigorífico esteja com a situação totalmente regularizada até o domingo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário