sexta-feira, 23 de maio de 2014

Vazamento de caulim mobiliza deputados no Pará.

22 DE MAIO, 2014 - 06H00 - ATUALIDADES

Vazamento de caulim mobiliza deputados

AMBIENTE: Alepa aprova comissão para acompanhar crise em Barcarena


Comissão formada na Alepa marcou uma inspeção nos igarapés Curuperé e Dendê para a próxima sexta-feira
Uma comissão de deputados estaduais vai acompanhar a crise ambiental no município de Barcarena, onde ocorreram os vazamentos de caulim dos tanques da empresa Imerys Rio Capim Caulim para os igarapés Dendê e Curuperé. A comissão fará uma visita à região nesta sexta-feira (23). Uma decisão judicial determina a interdição da bacia que apresenta fissura, e que teria sido responsável pelo vazamento.
A iniciativa para a formação do grupo de trabalho foi do deputado estadual Edmilson Rodrigues (Psol), que conseguiu aprovar na Assembleia Legislativa do Pará o requerimento que cria uma Comissão Externa de deputados para acompanhar de perto a crise ambiental instalada em Barcarena. Devem participar da comissão os deputados Ana Cunha, Edilson Moura e Augusto Pantoja. 
Ontem, a Justiça Federal deferiu parcialmente o pedido do Ministério Público Federal para interdição de uma das bacias de contenção da planta de beneficiamento de caulim da Imerys. Segundo a vistoria dos peritos do MPF, uma fissura nessa bacia pode ser a causa de pelo menos cinco vazamentos de resíduos para dentro dos igarapés Curuperé e Dendê, em cujas margens e cercanias moram várias famílias ribeirinhas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário