Seminário Internacional Carajás 30 anos
Marcha "nos trilhos da resistência" denuncia impactos de multinacionais
sexta-feira 9 de maio de 2014
Bandeiras, cartazes e palavras de ordem. Assim começa a marcha “Nos trilhos da resistência”, organizada pelo Seminário Internacional Carajás 30 anos, em São Luís. A caminhada teve concentração às 15 horas dessa quinta (8), no campus Bacanga da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e contou com a participação de movimentos e organizações não governamentais que estavam presentes no Congresso.
A marcha seguiu pelas ruas de São Luís até a Praça Mauro Machado, no Centro Histórico. Animados, os militantes cantavam frases de ordem como, “A nossa luta é todo dia, a natureza não é mercadoria”, com o objetivo de defender as causas socioambientais e lutar pelos povos da Amazônia contra o desrespeito e a morte provocada pelas corporações com apoio do governo.
No percurso, mesmo com o trânsito pesado, os manifestantes davam ritmo à caminhada tocando tambores. O momento marcante foi a parada por cerca de uma hora em frente ao Palácio dos Leões, sede do governo Estadual. Neste ponto houve várias intervenções.
A passeata seguiu pela Rua da Estrela, finalizando na Praça Mauro Machado, onde aconteceu um show com diversas apresentações regionais. Um dos cantores da noite foi César Teixeira, que alegrou o público com a música ‘Oração Latina’ que retrata a luta dos movimentos sociais, descrita no trecho “Com as bandeiras na rua, ninguém pode nos calar”.
Por Kássia Santos, Tuanny Figueiredo e Mikaell Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário