Seminário deve atrair mais investimentos para a mineração
Da Redação
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 17/04/2014 16:55:00
Agência Pará de Notícias
Atualizado em 17/04/2014 16:55:00
A realização de seminário destinado a identificar gargalos e definir estratégias de ajustes foi discutida em reunião entre Maria Amélia Enriquez, secretária de Estado de Indústria, Comércio e Mineração, o secretário adjunto, Rodrigo Garcia, e as representantes da multinacional Hydro, Andreia Reis e Stella Cabreira, na terça-feira (15). O objetivo é fortalecer a cooperação técnica com governo do Pará, a fim de atrair mais empresas que possam participar da cadeia produtiva da mineração.
O seminário, que observará as diretrizes do Plano de Mineração do Pará, deverá ampliar o número de empresas dispostas a investir na cadeia produtiva do alumínio.
Sobre a prospecção de novas empresas, a titular da Seicom disse que “temos de focar em estratégias inovadoras na política industrial, investir em especialites, para obtermos um patamar de qualidade, e assim alcançarmos uma maior competitividade”.
Andreia Reis ressaltou que “o Pará é o melhor lugar para se investir”. A Hydro é uma multinacional que investe, desde 2011, na cadeia produtiva do alumínio, com produção, vendas e atividades comerciais na lavra de bauxita, refino de alumina, geração de energia e até na produção de alumínio primário, produtos laminados e reciclagem.
Base no Pará - Para estreitar as relações comerciais, uma base da vice-presidência no Pará entrará em vigor em 1º de junho de 2014, sob a gestão de Alberto Fabrini, que em 2012 assumiu a presidência da fábrica de alumínio da Albras e, em 2013, dirigiu as operações de bauxita e alumina da Hydro.
No Brasil, a companhia conta ainda com a participação acionária na Mineração Rio do Norte e na SAPA, maior joint venture de produtos de alumínio extrudado do mundo. Assumiu também a cadeia produtiva da mina de bauxita Hydro Paragominas, a maior refinaria de alumina do mundo, a Hydro Alunorte, e a terceira maior fábrica de alumínio primário das Américas, a Albras.
Só nos municípios de Paragominas e Barcarena, a Hydro gera 4.500 empregados diretos. O lançamento do Plano Estadual de Mineração, na última segunda-feira (14), contou com a exposição "Cadeias Minerais do Pará", cedida pelo Grupo Hydro, apresentando as cadeias minerais existentes no Estado, desde o minério bruto até o produto final.
Juliana Pinheiro
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração
Secretaria de Estado de Indústria, Comércio e Mineração
Nenhum comentário:
Postar um comentário