quinta-feira, 15 de maio de 2014

CÂNCER & LEUCEMIA, CELULAR E OS ADOECIMENTOS : risco de câncer decorrente de prolongada exposição à radiofrequência desses aparelhos

Jornal do Terra
Samsung pede perdão aos funcionários que contraíram leucemia
http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/460/340/images.terra.com/2014/05/14/01kwon-oh-hyundivulgsamsung.jpg
Kwon Oh-hyun disse que afirmou que a companhia sul-coreana deverá compensar as vítimas pela falha
Foto: Samsung / Divulgação
A Samsung pediu desculpas oficialmente nesta quarta-feira aos funcionários da empresa que contraíram leucemia ou outras doenças incuráveis em suas fábricas. Segundo a agência Yonhap News, o CEO da companhia, Kwon Oh-hyun confirmou que “diversos trabalhadores em nossas fábricas de produção sofreram de leucemia e outras doenças incuráveis, que também levam à morte”.
Os problemas com as mortes de trabalhadores da companhia na Coreia do Sul surgiram em 2007, logo após Hwang Yu-mi, um ex-funcionário da empresa morrer de leucemia. A família diz que a morte foi causada devido à exposição de materiais químicos letais na fábrica de chips da empresa em Suwon, na Coreia do Sul. No ano de 2011, a família de Hwang e de outras quatro vítimas de leucemia receberam parecer a favor da Justiça coreana. Em 2012, o Serviço de Compensação ao Trabalhador da Coreia do Sul, agência que regula acidentes industriais no país, ainda constatou outro caso – uma ex-funcionária com câncer de mama.
Kwon ainda afirmou que a companhia sul-coreana não deve mais se envolver em processos com entre as vítimas e o Serviço de Compensação ao Trabalhador e deverá compensá-los e suas famílias pela falha. Ele ainda afirmou que a Samsung devia ter resolvido este assunto antes e que estão com o “coração abalado” por falhar em resolvê-lo e pedem “imensas e profundas” desculpas aos envolvidos. 

Leia mais.

Uso intensivo do celular aumenta risco de câncer cerebral

http://p2.trrsf.com.br/image/fget/cf/460/340/images.terra.com/2014/05/14/140514celularcancercerebral.jpgFoto: Getty Images
O uso intensivo do telefone celular aumenta o risco de sofrer um tipo de câncer cerebral agressivo, segundo o estudo publicado por pesquisadores da universidade de Bordeaux na revista especializadaOccupational & Environmental Medicine.
A equipe dirigida por Gaëlle Coureau demonstra que há dois tipos de tumores associados a uma prolongada exposição à radiofrequência desses aparelhos: os gliomas, agressivos; e os meningiomas, mais fáceis de operar.
As pessoas que utilizam o telefone portátil mais de 15 horas por semana, o que representa 30 minutos ao dia, têm maior risco de que esses tumores se desenvolvam.
Os pesquisadores analisaram o perfil de 450 doentes de câncer e usuários de telefone celular acima de 15 anos entre junho de 2004 e maio de 2006 em quatro departamentos franceses e o compararam com 900 usuários de dito aparelho em perfeito estado de saúde.

SAIBA MAIS

 Foto: Getty Images



O estudo "Cerenat" confirma as conclusões do Centro Internacional de Pesquisas sobre o Câncer (CIIC), que no ano passado estabeleceu que "existe uma possível conexão entre o uso do telefone portátil e a aparição de gliomas".
Para reduzir os riscos, organizações como o Instituto Nacional de Prevenção e Educação para a Saúde da França recomendam afastar o máximo possível o telefone da cabeça, usar o dispositivo com as mãos livres ou evitar chamadas longas, com o objetivo de impedir o excesso de exposição às ondas eletromagnéticas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário